Bares e restaurantes esperam aumento de até 20% no faturamento durante o Carnaval de 2025
Expectativa de crescimento é impulsionada por cenário econômico favorável e aumento do turismo no Brasil
O Carnaval de 2025 traz boas perspectivas para bares e restaurantes em todo o Brasil. De acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), 74% dos empresários planejam abrir durante os dias de folia, e 69% deles esperam um aumento no faturamento em comparação ao ano anterior. Para 59% dos entrevistados, o crescimento pode chegar a 20%, enquanto 10% esperam um desempenho ainda mais expressivo.
Apesar das previsões otimistas, muitos empresários enfrentam dificuldades financeiras. A pesquisa revelou que 38% das empresas estão com pagamentos em atraso, com destaque para os impostos federais, encargos trabalhistas e contas de serviços públicos. Essa situação reflete os desafios enfrentados nos últimos anos, especialmente durante a pandemia e com o aumento dos custos de insumos.
A estratégia de reajuste de preços também tem sido adotada pelos estabelecimentos do setor. No último mês, 74% dos empresários conseguiram aumentar os preços do cardápio, sendo que 40% acompanharam a inflação, 23% mantiveram os reajustes abaixo dela e 11% aplicaram aumentos superiores. Outros 26% não conseguiram implementar reajustes.
Para o presidente-executivo da Abrasel, Paulo Solmucci, o otimismo do setor está relacionado ao cenário econômico mais favorável, com o aumento no número de empregos e o crescimento do turismo no país. “No ano passado, tivemos um dos melhores carnavais para o setor de alimentação fora do lar, com alta de 15% no faturamento. A expectativa para 2025 é de que os resultados sejam ainda melhores, impulsionados pelo maior poder de compra da população, pela redução do desemprego e pelo aumento do turismo, tanto doméstico quanto internacional”, afirma.
COMENTÁRIOS