Seja bem-vindo
Campinas,23/01/2025

  • A +
  • A -

Amparo confirma primeira morte por dengue em 2024 e intensifica ações de combate à doença

Vítima, uma mulher de 46 anos, faleceu em 4 de janeiro; cidade enfrenta aumento de casos e planeja mutirões para controle do Aedes aegypti


Amparo confirma primeira morte por dengue em 2024 e intensifica ações de combate à doença Carlos Bassan/PMC
Publicidade

A Secretaria de Saúde de Amparo confirmou, nesta quarta-feira (22), a primeira morte por dengue registrada em 2025. A vítima, uma mulher de 46 anos, faleceu no dia 4 de janeiro. Atualmente, a cidade investiga outras quatro mortes suspeitas de dengue e contabiliza 321 casos confirmados da doença.

Para enfrentar o crescimento exponencial de casos, Amparo decretou estado de emergência em saúde pública no último dia 14 de janeiro e implementou uma série de ações. Entre as medidas estão a contratação de novos agentes de endemias, intensificação da limpeza urbana, ampliação da coleta de resíduos e instalação de três novos ecopontos.

Dia D de combate à dengue
No próximo sábado (25), será realizado o Dia D no bairro Silvestre, região com alta infestação do mosquito Aedes aegypti. A ação contará com inspeções casa a casa realizadas por agentes de endemias, além da aplicação de fumacê para controle químico do vetor.

Reforço técnico do Estado
Nesta quarta (22), representantes da Vigilância Epidemiológica do Governo do Estado de São Paulo se reuniram com a Secretaria de Saúde de Amparo para discutir medidas de apoio. Segundo a diretora do órgão estadual, Márcia Regina Pacola, a ajuda incluirá o fornecimento de equipamentos e inseticidas para nebulização.

A diretora destacou a importância da eliminação de criadouros como a forma mais eficaz de combate à dengue e alertou que as vacinas distribuídas pelo Ministério da Saúde são destinadas apenas aos adolescentes entre 10 e 14 anos.

Mutirões e ações contínuas
Além do Dia D no Silvestre, outras regiões com alta incidência de casos, como São Dimas e Pinheirinho, receberão novas ações. Inspeções matinais estão sendo realizadas diariamente, para eliminar possíveis focos do mosquito.

A Prefeitura reforça a importância da participação da população no combate à dengue, especialmente por meio da manutenção de quintais e terrenos limpos, evitando o acúmulo de água parada.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.