Amparo intensifica combate à dengue com ações emergenciais e mutirões
Primeiro mutirão será neste sábado (25) nos quatro bairros com mais casos de dengue
Amparo ultrapassou 200 casos confirmados de dengue nos primeiros 17 dias de 2025, segundo dados divulgados pela Secretaria de Saúde na sexta-feira (17).
O Boletim Epidemiológico apontou que, das 254 notificações registradas até então, 206 casos foram confirmados. O avanço da doença preocupa: somente nas duas últimas semanas, foram registrados 90 e 91 casos, respectivamente.
Ações
Para conter o avanço, a Prefeitura tem intensificado as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti. Na sexta-feira (17), foi realizada a higienização de 70 dos 140 contêineres de lixo, espalhados pela cidade, retirando água parada e possíveis larvas. No mesmo dia, oito bairros, incluindo Santa Maria, São Dimas e Jardim Europa, receberam serviços de cata-bagulho, que resultaram na remoção de 80 metros cúbicos de materiais volumosos.
Já nesta segunda-feira (20), as autoridades definem as duplas de agentes que realizarão vistorias técnicas e mutirões porta a porta. A primeira dessas ações ocorrerá no sábado (25), entre 8h e 14h, nos bairros Silvestre, Pinheirinho, Moreirinha e São Dimas, que apresentam as maiores taxas de infestação pelo mosquito. Mais de 100 profissionais, incluindo agentes comunitários, de endemias e vigilância sanitária, estão envolvidos na operação.
A Prefeitura também programou o uso do fumacê nos mesmos bairros, com início previsto para segunda-feira (27). Além disso, uma nova ferramenta no site oficial (www.amparo.sp.gov.br) permite à população acompanhar os números de casos, denunciar possíveis focos do mosquito e obter orientações sobre prevenção.
COMENTÁRIOS